PROPOSTA

O Dramatis caracteriza-se como um espaço de interseção entre as diversas funções e meios que hoje configuram o campo das práticas dramatúrgicas. Além de sua tradicional associação com as artes cênicas, tais práticas vêm sendo enriquecidas por novas relações entre criadores e receptores, graças à crescente demanda lançada por outros meios audiovisuais, que abrem possibilidades antes insuspeitadas para a experimentação de novos formatos para comunicação das obras dramatúrgicas. Ao mesmo tempo, a complexidade e a rapidez de difusão dessa praxis interpela decisivamente, em inúmeras questões, o conhecimento construído pela tradição crítico-teórica do drama. 

Assim, o grupo reúne projetos que investigam desde os diversos processos de composição dramática na contemporaneidade – como adaptações de textos, escrita e tradução de peças e roteiros para o palco, TV, vídeo, rádio e cinema – até estudos de teoria, história e crítica do drama.       

Embora criado recentemente, o grupo de pesquisa Dramatis já possui considerável abrangência nas atividades internas do PPGAC, congregando pesquisas em andamento que têm em comum a reflexão e a criação no campo da dramaturgia e permitindo a associação e a troca de experiências entre orientadores responsáveis por projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.