segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

"O Idiota", a novela no palco

       Em cartaz no Sesc Pompéia, até final de fevereiro e com ingressos esgotados, O Idiota de Fiódor Dostoiévski, roteiro adaptado pelo ator Aury Porto, tendo como colaboradores Vadim Nikitin, Luah Guimarãez e Cibele Forjaz, esta última responsável pela inventiva encenação que ocupa O Galpão, espaço da Fábrica, o belo projeto de Lina Bardi.
      Participam do elenco Aury Porto (Príncipe Míchkin), Fredy Allan (Kólia), Luah Guimarãez (Nastássia Filípovana), Lúcia Romano (Aglaia), Luís Mármora (General Ívolgun e Tôtski), Sergio Siviero (Ragôjan), Sílvio Restiffe (Gánia), Sylvia Prado (Lisavieta Iepántchina), Vanderlei Bernardino (Lhêbediev) e Otávio Ortega (Músico), atores reunidos de diversos grupos de teatro. Eles se encarregam dos personagens principais  e de outros que a ação exige, fato que demonstra a versatilidade do elenco muito bem conduzido por Forjaz.
         O Idiota conta o retorno de Míchkin a São Petersburgo após estadia na Suíça, onde foi se tratar de epilepsia.  Seu objetivo, ao retornar, é de se encontrar com Lisavieta, uma parenta distante. No trem Petersburgo-Varsóvia, Míchkin, o príncipe empobrecido, conhece Ragôjan, o novo-rico por herança, apaixonado por Nastácia, mulher fatal, afilhada e amante de Tôtski. As atitudes do príncipe, suas palavras e a aura de santidade que emana dele fascinam Ragôjan. Míchkin será atraído por Nastácia, mas logo se enamora de Aglaia, filha de Lisavieta. Forma-se então um triângulo, tensionado pela presença de Ragôjan. Para além de um enredo amoroso, O Idiota aprofunda-se na alma humana e expõe a intensa compaixão do príncipe, não somente pelos personagens que cruzam a sua vida, mas pela humanidade. Aí reside a sua falha trágica.